domingo, 30 de outubro de 2011

Crescente Fértil / Mesopotâmia e a herança cultural

Com a evolução do ser humano o homem deixa de ser nômade (muitos grupos pararam de se deslocar de um lugar para outro e tornaram-se sedentários). Esses grupos foram crescendo e deram origem às primeiras aldeias e o surgimento dos primeiros núcleos urbanos. Conforme as pesquisas arqueológicas, as primeiras aldeias surgiram aproximadamente há 12000 anos, no Oriente Médio, conhecido então como Crescente fértil.  O Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio compreendendo o atual Israel, Cisjordânia e Líbano,  bem como partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egito, do sudeste da Turquia e sudoeste do Irã. Crescente Fértil foi um termo criado pelo arqueólogo James Henry Breasted, em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma Lua crescente. Foi nesses vales – o Crescente Fértil, junto aos rios Nilo, Tigre e Eufrates – que se desenvolveram as grandes civilizações da Antiguidade Oriental: egípcia, babilônica, persa, fenícia, assíria etc. 

A Mesopotâmia foi uma das primeiras (documentadas) regiões do mundo em que ocorreu a passagem da sociedade comunitária, para a sociedade dividida em ricos e pobres, marcando assim o início da desigualdade e da exploração social. A Mesopotâmia foi ocupada por diferentes povos, como os sumérios os babilônios, os acádios, os assírios e os caldeus. De 3200 a.C. a 331 a. C., alguns exerceram grande influência e dominação sobre os demais, por meio de sua religião política ou organização econômica. Obviamente, torna-se indispensável mencionar o rico legado arqueológico contido no Crescente Fértil, pela sua imediata ocupação, datada mesmo antes do surgimento do homem moderno, habitante de cidades, cultivador e criador de gado. Vestígios de culturas pré-modernas (homens pré-históricos, caçadores/coletores) bem como das primeiras culturas modernas estão por toda parte do denominado Crescente Fértil.

A história antiga da humanidade em grande parte se constitui um enigma, enigma esse devido à ignorância das pessoas que a escreveram e dataram certos eventos. Podemos perceber isto tendo em vista, por exemplo, o que dizem a respeito da esfinge, pois atualmente estudos provam que ela data de 12.000 a.  C. a 10.500 a. C., enquanto que a história que divulgam data-na de apenas de 4.000 a. C. Outra indagação que deve ser feita diz respeito à distribuição de pirâmides no mundo. Elas são encontradas não somente no Egito, mas também na China e na América Central, mostrando a interligação dessas culturas no passado. Com o desenvolvimento do comércio e a nova organização das cidades, os grupos que viviam na Mesopotâmia também sentiram a necessidade de registar, de alguma forma. Para saber com exatidão a largura dos canais de irrigação, a altura das paredes dos templos, etc. Então, criam códigos e símbolos para representar os tamanhos e valores de que necessitavam, dando origem à escrita cuneiforme. Os povos da Mesopotâmia aprenderam e transmitiram diversos conhecimentos.Um grande legado que nos reflete  aos dias de hoje.

10 comentários:

  1. espero que isso esteja certo pelo meu trabalho como o homem pré histórico desenvolveu a civilização do crescente fértil espero que o professor diga que está certp

    ResponderExcluir
  2. gostei muito desse blog :*

    ResponderExcluir
  3. valeu carinha ajudoui muito

    ResponderExcluir
  4. é muito importante para quem que sabe mais direito sobre a história.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. quais são aas duas maiores civizações do oriente medio e do crescente fertil

    ResponderExcluir
  7. legal mas nao conseguir achar a cultura do cescente fertil

    ResponderExcluir
  8. legal mas nao conseguir achar a cultura do cescente fertil

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa, comente e expresse suas posições. Sua opinião é muito importante para nós! vamos construir a historia com a troca de idéias.