domingo, 30 de outubro de 2011

Crescente Fértil / Mesopotâmia e a herança cultural

Com a evolução do ser humano o homem deixa de ser nômade (muitos grupos pararam de se deslocar de um lugar para outro e tornaram-se sedentários). Esses grupos foram crescendo e deram origem às primeiras aldeias e o surgimento dos primeiros núcleos urbanos. Conforme as pesquisas arqueológicas, as primeiras aldeias surgiram aproximadamente há 12000 anos, no Oriente Médio, conhecido então como Crescente fértil.  O Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio compreendendo o atual Israel, Cisjordânia e Líbano,  bem como partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egito, do sudeste da Turquia e sudoeste do Irã. Crescente Fértil foi um termo criado pelo arqueólogo James Henry Breasted, em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma Lua crescente. Foi nesses vales – o Crescente Fértil, junto aos rios Nilo, Tigre e Eufrates – que se desenvolveram as grandes civilizações da Antiguidade Oriental: egípcia, babilônica, persa, fenícia, assíria etc. 

A Mesopotâmia foi uma das primeiras (documentadas) regiões do mundo em que ocorreu a passagem da sociedade comunitária, para a sociedade dividida em ricos e pobres, marcando assim o início da desigualdade e da exploração social. A Mesopotâmia foi ocupada por diferentes povos, como os sumérios os babilônios, os acádios, os assírios e os caldeus. De 3200 a.C. a 331 a. C., alguns exerceram grande influência e dominação sobre os demais, por meio de sua religião política ou organização econômica. Obviamente, torna-se indispensável mencionar o rico legado arqueológico contido no Crescente Fértil, pela sua imediata ocupação, datada mesmo antes do surgimento do homem moderno, habitante de cidades, cultivador e criador de gado. Vestígios de culturas pré-modernas (homens pré-históricos, caçadores/coletores) bem como das primeiras culturas modernas estão por toda parte do denominado Crescente Fértil.

A história antiga da humanidade em grande parte se constitui um enigma, enigma esse devido à ignorância das pessoas que a escreveram e dataram certos eventos. Podemos perceber isto tendo em vista, por exemplo, o que dizem a respeito da esfinge, pois atualmente estudos provam que ela data de 12.000 a.  C. a 10.500 a. C., enquanto que a história que divulgam data-na de apenas de 4.000 a. C. Outra indagação que deve ser feita diz respeito à distribuição de pirâmides no mundo. Elas são encontradas não somente no Egito, mas também na China e na América Central, mostrando a interligação dessas culturas no passado. Com o desenvolvimento do comércio e a nova organização das cidades, os grupos que viviam na Mesopotâmia também sentiram a necessidade de registar, de alguma forma. Para saber com exatidão a largura dos canais de irrigação, a altura das paredes dos templos, etc. Então, criam códigos e símbolos para representar os tamanhos e valores de que necessitavam, dando origem à escrita cuneiforme. Os povos da Mesopotâmia aprenderam e transmitiram diversos conhecimentos.Um grande legado que nos reflete  aos dias de hoje.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Libertação? Como assim?


* Por Adriano Viaro

No dia 13 de maio de 1888 todos os escravos brasileiros estavam livres. A princesa Isabel no uso de seus poderes assinava aquela que seria conhecida como a carta libertadora. A redenção máxima para a escravidão negra no Brasil. Todo o planeta havia de forma sistematizada abolido a escravidão. Todo o planeta era agora entregue a uma nova realidade, e o Brasil, na figura do último país, libertava então seus negros para que fossem vistos como seres humanos normais. 

Não sei se podemos definir esta carta como a redenção, se na verdade, e isso é sabido, sequer resolvidos os problemas (ainda hoje) estão. O Brasil já havia “suavizado” o processo com a lei da proibição do tráfico (para inglês ver), com a lei do ventre livre, com a lei sexagenária (não podemos esquecer que dificilmente um escravo chegava a essa idade) e com a lei Euzébio de Queiroz. Esse processo de suavização tirava das costas dos brancos um fardo. E era exatamente essa a questão principal. Tirar o fardo, retirar a culpa, justificar os erros, mas jamais se preocupar com o bem estar de toda uma população escravizada. 

O Professor-Mestre Jorge Euzébio Assumpção no texto introdutório dos arquivos de compra e venda de escravos, do acervo digital do Museu Público do Estado do Rio Grande do Sul, cita o período de escravidão negra como o “maior holocausto da humanidade”, e não falta de forma alguma com a verdade. Se formos analisar com maior afinco e dedicação, veremos que por quase quatro séculos todas as esperanças, e possibilidades, de evolução africana foram varridas dos olhos marejados de todos os seus filhos. Apenas pela cor de suas peles. 

No mesmo trabalho (brilhante) do APERS, temos os mais brutais registros de um período onde a nossa civilizada população fez de negros simples mercadorias de troca, e fomentação de trabalho escravo. Esses mesmos negros – e isso é esquecido pela humanidade – trabalharam na lavoura de nosso país passando por todos os “setores” de construção de nossa economia, indo até mesmo para as trincheiras de guerras, para defender a nação que não era deles. O mesmo APERS publica outro documento onde compila as cartas de alforria de nosso Estado, relatando tudo em uma hipocrisia só. Cartas que seriam para promulgar a libertação de homens cativos, colocavam apenas regras de esperança em pessoas que teriam, mesmo após a carta, dedicarem-se a servidão. 

Não faltam exemplos disso tudo que estou relatando. Somos os escravos de um passado podre onde fizemos de seres humanos, simples animais de estimação. Então volto ao título: libertação? Será mesmo que libertamos essas pessoas? Será que não faltou nada alteza? Para quem não tem conhecimento, a carta de libertação, popular Lei Áurea, define apenas e tão somente, que não há mais escravidão a partir da presente data, e que revogam-se todas as disposições em contrário. Algo do tipo, estão livres, mas não sabemos o que irão fazer. 

Assim fica mais ilustrado - e fácil - explicar a formação das favelas, e a criação de comunidades expostas a margem de uma sociedade.  E quando falamos em cotas? Quando falamos em políticas afirmativas e reparações (ou indenizações)? Ainda há quem diga que não concorda! O africanólogo Alberto da Costa e Silva diz em seus famoso livro “Um rio chamado Atlântico” que “com ou sem remorso, a escravidão é o evento mais importante de nossa historia”, concordo com Alberto. Concordo e assino embaixo.


Um abraço.

domingo, 23 de outubro de 2011

A semana na história


* por Neusa

23/10

1906 - Primeiro vôo do 14 Bis;
1942 - Começo da Batalha de El Alamein, na fronteira egípcia entre as forças britânicas de Montgomery e as ítalo- germânicas de Rommel.

24/10

1931- Al Capone é condenado por fraude fiscal;
1945- A Organização das Nações Unidas (ONU) é fundada.

25/10

1495- Morre D. João II, rei de Portugal;
1951- Winston Churchill, regressa ao poder, na Grã- Bretanha, aos 77 anos.

26/10

1917- O decreto nº 3, 361 “reconhece e proclama o estado de guerra iniciado pelo Império Alemão contra o Brasil”;
1953- Britânicos realizam seu terceiro teste atômico, na serra da Woomera, na Austrália.

27/10

1807- Tratado entre França e Espanha estabelece o desmembramento e adjudição dos estados portugueses;
1959- A URSS divulga a primeira foto do lado oculto da lua, obtido pelo Luvik IIII.

28/10

1919- Instaurada a Lei Seca, nos E. U. A.;
1922- Fascistas começam em Nápoles, a Marcha sobre Roma, que instaurou o regime ditatorial de Benito Mussolini.

29/10

1863- Fundação da Cruz Vermelha;
1936- Chega ao campo de concentração de Tarrafal, o primeiro grupo de prisioneiros políticos.

30/10

1911- Fim da Dinastia Manchu, na China;
1968- o presidente da Tchecoslováquia, Ludvik Svoboda, assina a lei que transformou o País em Federação dos Estados Tcheco e Eslovaco.

31/10

1517- Martinho Lutero afixa na porta da igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra o regime de indulgência;
1984- Indira Gandhi é assassinada a tiros por radicais Sikhs que integravam sua guarda pessoal.

Você sabia? [02/2011]

* Por Cícero


Darwin passou quatro meses no Brasil em 1832 e voltou impressionado com o que viu: “a natureza no seio de uma floresta brasileira”, porém o que escreveu em seu diário pessoal sobre o modo de vida, e a cultura no país, deixou bem claro sua indignação e a decepção com o Brasil, como podemos notar nos trechos selecionados. “Espero nunca mais voltar a um país escravagista”. “[...] Os senhores de escravos querem ver o negro como outra espécie, mas temos todos a mesma origem num ancestral comum.” Em vez do gorjeio do sabiá, o que ficou no ouvido de Darwin, foi um som terrível que o acompanhou por toda a vida: “Até hoje, se eu ouço um grito ao longe, lembro-me, com dolorosa e clara memória, de quando passei numa casa em Pernambuco e ouvi os urros mais terríveis. Logo entendi que era algum pobre escravo que estava sendo torturado.” Para Darwin, a viagem foi menos importante pelos espécimes coletados do que pela experiência de testemunhar os horrores da escravidão. O Brasil foi fundamental para Darwin criar suas teorias, que retornaram ao país, mais tarde, e moldaram nossa nação. 

Até a próxima 

* Adaptado de Haag, c.-O elo perdido tropical.

domingo, 16 de outubro de 2011

A semana na história

* Por Camila

16/10

1978 - Igreja elege papa João Paulo II. Pela primeira vez em 465 anos a igreja elegeu um papa não italiano,o cardeal polonês Karol Wojtyla na época com 58 anos.

17/10

1969 - Promulgada a constituição de 69. Em uma solenidade realizada no salão nobre do palácio das laranjeiras,o Brasil recebia a sua sétima constituição.

18/10

1931 - Apaga-se a lampada de Thomas Edison.Em 1931 morria um dos mais notáveis e criativos inventores do século XIX.

19/10

1960 - EUA impõem embargo comercial parcial a Cuba.

20/10

1883 - Através da paz de Ancor, o Peru cede uma parcela do seu território ao Chile.

21/10

1512 - Martinho Lutero foi recebido pelo senado da Faculdade de Teologia com o título de doutor em biblía.

22/10

1953 - A França concede a independência ao Laos, na Indochina.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

África e Brasil, uma cultura só.

*Por Adriano Viaro

Dentre meus pensamentos [e ideias de especialização] encontrei a intersecção de dois continentes como o assunto de maior interesse e relevância. Não tive tesão pelo estudo da África, assim como faltou-me interesse pelo Brasil propriamente dito. Optei por essa intersecção afro-brasileira como a raiz de muitos problemas e acertos, e de muitas influências culturais dos dois lados.

Nadar pelas águas agitadas deste oceano que nos divide, tendo a certeza de encontrar muito material de pesquisa, fez de mim um historiador interessado em todos os aspectos desta historia de muita tristeza e violência, mas de um resultado apaixonante de raízes étnico culturais. O Brasil (como diria Alberto da Costa e Silva) não seria o mesmo sem a escravidão.

Nosso país é moreno. Tipicamente moreno. Somos africanizados em danças, gostos musicais, gastronomia, dialetos e muito mais; mas também abrasileiramos noutra margem com nossas cores e nossa alegria e vibração.

Estarei a partir de hoje falando de escravidão, e dessa junção de culturas entre os dois continentes. Falando dos países que contribuíram forçadamente para nossa colonização, e das colaborações involuntárias que os “retornados” prestaram para sua terra natural. Estarei nesse espaço convidando a todos para mergulharem nas águas do atlântico chegando ao apaixonante continente africano.

Enfim, convido a todos para conhecerem um pouco mais dessa “outra” identidade do Brasil. Até mais.

domingo, 9 de outubro de 2011

A semana na história

*Por Neusa

10/10

1801- O 1° Ministro da Espanha, Godoy é nomeado "Generalíssimo dos exércitos de mar e terra” por Carlos IV;

11/10

1968- Lançamento da Apollo Sete, nave que orbitou pela 1° vez a lua;

12/10

1492- Cristóvão Colombo aportou a uma ilha das Bahamas, "descobrindo" um novo continente, pensando que havia chegado à Índia;

13/10

1781- o Imperador José II da Alemanha concede a liberdade a todos os cultos cristãos;

14/10

1947- a barreira do som é ultrapassada por um avião da força aérea dos E.U.A, ao atingir 1.078 km/h.;

15/10

1815- Napoleão Bonaparte chega à ilha de Santa Helena, começando o seu exílio após a derrota na Batalha de Waterloo;

16/10

1853- começo da guerra da Criméia entre o Império Otomano e a Rússia;

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A semana na história

* Por Camila


03/10/1930:

O candidato de Oposição Getúlio Dorneles Vargas, liderou no Rio Grande do Sul a chamada Revolução de 30, o que levou no dia 24 de outubro a deposição do presidente Washinton Luis.

04/10/1965:

Multidão recebe JK na volta ao exílio. Dez anos após ter sido eleito à Presidência da República, e um ano depois de ter ido para o exílio na França, JK retornou em definitivo ao Brasil, após 16 meses fora do país.

05/10/1910:

Foi instaurado um novo regime em Portugal - a República. 

06/10/1965:

O presidente Castelo Branco enviava ao congresso nacional medidas para endurecer o regime

07/10/1949:

Proclamada a república democrática Alemã

08/10/1967:

O exercito boliviano com o apoio da CIA (serviço Secreto americano), captura Ernesto Chê Guevara.

09/10/1985:

Brasil da adeus a Médici. O regime civil sepultou Emílio Médici com honras de Chefe de Estado, por exigências da família do general, acatadas pelo então Presidente José Sarney.